quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Testando seus Conhecimentos para o Provão

Questões de Prova, da matéria do 1º ano. Darei o resultado as 16:00horas. para colocar as respostas, basta colocar as sequencias nos comentários. Exemplo:
1)-A
2)-B
3)-C
4)-D
E por aí em diante, ou mandar para o e-mail, claudeir5@hotmail.com.
Boa Sorte.


1)(Ufpi) Acerca do processo histórico de apropriação do território brasileiro, a partir das grandes monoculturas como cana-de-açúcar, café e soja, é correto afirmar que elas:
a) garantiram a preservação da biodiversidade.
b) coibiram a exploração do trabalho pelo capital.
c) favoreceram a predominância dos minifúndios.
d) contribuíram para preservar o patrimônio natural.
e) exigiram infra-estrutura de transporte voltada à exportação.

02. (Ufrn) Nas últimas duas décadas, têm sido cada vez mais freqüentes noticiários destacando conflitos pela posse da terra em diversas regiões do Brasil. Dentre as causas responsáveis por tais conflitos, pode-se identificar:
a) ampliação do mercado de terras, promovendo a sua desvalorização e a modernização do processo produtivo.
b) expansão da agricultura familiar, tendo em vista as políticas de crédito agrícolas para a produção moderna de grãos destinados ao mercado externo.
c) cumprimento da função social da terra, como resultante da expansão da fronteira agrícola e das relações não-capitalistas de produção.
d) maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.

03. (Udesc) Sobre a Reforma Agrária no Brasil, é correto afirmar:
a) O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nasceu do interesse dos ruralistas descontentes com a política de subsídios para a agricultura.
b) A Reforma Agrária é necessária no Brasil por causa da grande concentração de terras do país, e está prevista na Constituição de 1988.
c) Posseiros e grileiros fazem parte do mesmo grupo de invasores de terras e são comandados por grandes fazendeiros, representantes da UDR (União Democrática Ruralista), que lutam pela Reforma Agrária.
d) O módulo rural institui os latifúndios e minifúndios e facilita a exploração da terra.
e) As empresas rurais diminuem a concentração de terras e são uma alternativa para o movimento dos sem-terra.

04. (Ufg) A produção de grãos no Brasil, até a década de 1970, concentrava-se na região Sul, expandindo-se a partir daí para os chapadões da região Centro-Oeste, transformando-a numa das maiores produtoras de grãos do país. Neste contexto, indique o principal produto agrícola cultivado nessa região e explique a forma de utilização desse produto no mercado interno e externo.

05. (Ufg) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa
a) do grande número de minifúndios.
b) do intenso processo de modernização da agricultura.
c) da expansão da fronteira agrícola.
d) da tradição camponesa dos imigrantes europeus.
e) das ações organizadas pelas Ligas Camponesas.

06. (Pucrio) A idéia de “fome” vem há algum tempo sendo re-significada, politicamente, sob a luz do conceito de “segurança alimentar”. No Fórum Mundial Social de Mumbai (Índia), em 2004, as discussões foram focadas na necessidade de emancipação dos povos dependentes das políticas internacionais que regulam a produção, estocagem, distribuição e comercialização alimentar no mundo. Sobre o conceito de “segurança alimentar”, pode-se afirmar que:
I – ele representa uma mudança de concepção que poderá transformar a qualidade de vida de inúmeras sociedades historicamente dependentes dos padrões de consumo alimentar de países e regiões possuidores de índices de desenvolvimento humano (IDH) bastante elevados.
II – ele é o caminho para a construção de outro conceito, ainda mais expressivo, voltado para a erradicação da miséria no mundo: o da “sustentabilidade alimentar”. Este conceito, que incorpora programas ligados à preservação do meio ambiente e à não utilização de agrotóxicos nas monoculturas extensivas, concebe o enfrentamento da pobreza a partir de programas locais voltados para o mercado de trabalho.
III – se as populações em estado de “pobreza absoluta” forem os principais atores de sua própria emancipação social – isto é, se o controle da “fome” apoiar-se sobre suas atividades econômicas e não fundamentalmente na ajuda alimentar dos outros – então há chances de que espaços diversos onde há “insegurança alimentar” sejam menos afetados por processos de marginalização socioespacial.
IV – a sustentabilidade das atividades agrícolas nos países mais pobres deve ser delegada às suas tecnologias e tradições produtivas, para que seja possível a erradicação da fome. O conceito relaciona a autonomia alimentar dos países com a geração de novos empregos e a menor dependência das importações e flutuações dos preços no mercado internacional.
Estão corretas:
a) todas as afirmações.
b) somente as afirmações I, II e III.
c) somente as afirmações I, II e IV.
d) somente as afirmações II e III.
e) somente as afirmações III e IV.

07. (Pucrio) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultura são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.
(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.
a) Valorização das terras, utilização intensiva de mão-deobra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
b) Aumento da utilização da mão-de-obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.
c) Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.
d) Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
e) Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.

8)O Clube de Roma, foi:

A- Um Projeto que visava acabar com a fome no mundo.
B- Um tipo de Sitema agrícola.
C- Medida estadunidense, durante a Guerra Fria, para impedir os avaços Socialistas dentro dos territórios Capitalistas.
D- Um grupo de cientistas que durante a década de 60, anunciou que se o consumo de matérias-primas, continuasse da maneira que estava, detro de 20 anos, os recursos naturais do planeta iria acabar.

9)Desenvolvimento Sustentável é:
A- Mudanças tecnológicas no modo de produção agrícola.
B- O desenvolvimento que não esgota os recursos, tornando-os perenemente disponíveis, se possível.
C- Nunca desmatar as florestas ou qualquer tipo de recursos, naturais no planeta.
D- Sempre procurar o desenvolvimento das indústrias de um país, sustentando assim seus lucros.

10)A questão ambiental, fundamental para qualquer plano de desenvolvimento, começou a ganhar destaque nos meios de comunicação a partir da década de 60. Na época, vários países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, consideravam inviável incluir grandes programas de conservação ambiental em seus programas nacionais, pois acreditavam que a poluição e a deterioração ambiental eram conseqüências inevitáveis do desenvolvimento industrial. Por que essa atitude foi conveniente para os países mais desenvolvidos?
A- Porque assim eles tiveram apoio para lutarem pelos ideais de preservação ambiental, mantendo assim suas qualidades de vida.
B- Porque puderam explorarem a vontade seus recursos naturais, desnvolvendo-se ainda mais, economicamente.
C- Porque apesar de restringir a implantação de indústrias poluidoras em seus territórios, eles tinham para onde transferir suas fábricas: os países menos desenvolvidos, que encorajavam a instalação dessas indústrias, para impulsionar seu próprio desenvolvimento.
D- Porque desta forma eles seguiram a risca as medidas citadas pela ONU, no sentido de respeitaremmais o meio ambiente, por isso preservaram a natureza a todo custo, mesmo não tendo os mesmos lucros, pois sabiam que era importante manterem os recursos naturais para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário