
Chegou então mais um grande dia de filmagem do cinema. Passei o dia pensando nas cena e em várias coisas que poderiam dar errado, como a chuva, mesmo tendo olhada na previsão do tempo que não iria chover naquele dia, a bendita faca que sempre esqueço na hora ou a perco, a fita para a filmagem e claro a falta de figurantes, sem me esquecer de que os atores do filme não poderiam deixar de ir, o que me faz pensar em Fernando que sempre acaba tendo que trabalhar até mais tarde nos dias de filmagens, e sempre tem-se o risco de ele ter que cobrir alguma coisa e não poder aparecer na hora.
Bom, estava muito tenso, havia passado uma manhã não muito boa lá na escola. A vida de um professor é um barril de pólvoras, você nunca sabe quando um vai estourar e quais serão as extensões do estrago desse estouro. Mas ao mesmo tempo, eu estava com bons pressentimentos, o que me deixava um pouco assustado já que se eu estivesse errado, poderia por tudo a perder, o filme poderia ser a grande decepção do ano que está acabando.
A noite então chegou, havia passado a tarde toda tentando ligar para Chouein para confirmar as gravações, o que acabou só acontecendo próximo as 19:00horas. Naquele dia, minha mãe havia trocado temporariamente de carro, para que pudesse avaliar um mais novo, um Celta de 2003, para a possibilidade de comprá-lo, por isso ela acabou emprestando para que a Cleomárcia desse uma voltinha, a poucos minutos de eu ter que ir para frente do Projeto Pub, tudo podia estar prestes a perder, só para que a Cleomárica, minha irmã, desse uma voltinha no único carro que tinha para poder levar coisas do filme, como a iluminação, no qual Fernando já havia me ligado para buscá-la. Liguei correndo para a Cleomárcia e o pior de tudo é que a faca e a fita que iria ser usada para a gravação esta dentro do porta-luvas do carro. Cleomárcia havia me dito que já estava vindo, mas mesmo assim estava ansioso pois já era 20:10horas, eu havia marcado para estar lá as 20:30 horas, Kézia, havia me ligado que também iria junto com Leticya, o que me deixou ainda mais preocupado porque provavelmente eu teria que buscá-la, já que estava prevendo que ela não conseguiria encontrar o Pub. As 20:15 então, Cleomárcia chegou e eu fui correndo para a Tv Um, pegar a iluminação com Fernando.
Pouco depois já estava entrando na rua Cel. Júlio Soares, onde fica o Pub e ao entrar vi duas meninas com as carcterísticas parecidas com as da Kézia e Leticya, minhas alunas do 1º ano do Ensino Médio, que falaram que iram as filmagens, já que Kézia é sobrinha de Fernando, era natural que tivesse curiosidade de ver o tio, ao mesmo tempo que participa das filmagens, porém passei muito rápido por essas meninas e não dava para ter certeza que eram elas. Cheguei ao Pub as 20:20horas e ainda estava tudo fechado, só encontrei Cristina, amiga de Lauro na frente, daí a perguntei se ela havia encontrado com duas meninas dizendo que eram minhas alunas e a resposta foi não, então a pedi que esperasse ali mesmo enquanto daria novamente uma volta pelo início da rua, para verificar se aquelas eram mesmo minhas alunas. Quando já estava dando uma volta para voltar ao início da rua, o meu celular toca, era Kézia, me perguntando aonde era o Pub, então disse a ela que a vi passando na rua e que já estava voltando para pegá-las. Ao desligar o celular ele toca novamente, era Sandro, me perguntando se estava tudo certo e dizendo que estava indo para casa de um colega dele, para pegá-lo, então disse para que ele pegasse o máximo de pessoas possível que eu estaria o esperando em frente ao pub e que no momento estava indo resgatar duas alunas minha perdidas.
Passei por toda rua do Pub e não as encontrei, cheguei novamente no Pub e já estava um montinho de gente lá,como algumas amigas de Camila, apesar de esta ainda não ter chegado, daí olhei para trás e vi Kézia e Leticya atravessando a rua. Elas estavam bem animdas, pra falar a verdade,as mais animadas que eu vi lá na gravação, queriam conhecer o Pub, já que no Pub não pode entrar jovens abaixo de 18 anos, quando está funcionando, queriam também participarem das filmagens, tiraram até fotos de morcegos andando na rua, o plano das duas de passarem a noite com colegas, comendo pizza, havia dado errado já que esses não compareceram, por isso elas viam aquilo tudo como uma grande aventura, com isso elas participaram até de minhas correrias, indo aqui em casa comigo para que eu pudesse ligar para parte do elenco que ainda estava faltando, bom resumindo, elas comeram até a caixa de Biss que havia comprado para os alunos da 5ª série que tiraram notas altas no provão, coisa que acabei não fazendo já que esses foram aprovados e entraram de férias mais cedo, bom, faz de conta que foram pra elas afinal elas também tiraram notas altas.
Fomos correndo para o Pub afinal já estava ficando tarde.
Chegando então ao Pub, prepararei tudo rápido, ainda esperei um pouco pois Plabo não havia chegado, enquanto isso Sandro foi até a Praça São Januário, junto com Ana Paula e Lauro, pegar mais pessoas para serem figurantes, voltaram com mais de 10 delas. O Pub começou a ficar realmente cheio, finalmente eu pude perceber que quase chegamos as 48 pessoas que havia dito que precisaria para a cena, no entanto os que estavam lá, já daria para serem filmadas, pude ver que a filmagem daria certo, e isso estava me animado demais, acho que aquele pressentimento de que tudo daria certo, estava realmente certo, a não ser por uma coisa. Pablo, não havia chegado. Como nas cenas gravadas no interior do Projeto Pub ele não participaria diretamente, começamos a gravá-la, posicionei os figurantes, conversei com Cleiton, que desta vez já estava lá desde o início, junto com Bruno, o outro cinegrafista da Tv Um que ficou segurando a luz, desta vez não precisei segurar nada. Combinei umas coisas com Fernando, e começamos as filmagens, tudo estava perfeito, a iluminação, os figuranates que realmente participavam sem olharem para a câmera, Kézia e Leticya passando na frente pra dar uma idéia de realismo na cena, como se tudo fluísse naturalmente como em qualquer festa em danceteria, Choueim ligando as luzes da Danceteria e um som num volume baixo, era tudo perfeito mesmo. Finalmente eu poderia gravar a melhor cena do filme, da maneira que sempre quis gravar. Antes da gravação, quando ainda estava lá na porta do Pub esperando os integrantes chegarem, conversei com Chouein e disse a ele que quando comecei a escrever o roteiro do filme, eu coloquei essa cena no Pub, só tendo entrado lá umas duas vezes, e sem saber quem era o dono de lá, mal sabia eu que o dono era ele, Chouein, um ex amigo da escola, não saia realmente como faria para essa cena dar certo,e aquela hora, com tudo dando certo, parecia mágica, um verdadeiro milagre, pois sei que se essa cena der certo, com a intensidade dramática que ela possui, o tamanho de toda cena, com o número de figurantes participando dela, sempre tive a certeza que por causa desta cena, e do final surpresa do filme, ganharíamos alguns festivais.
Acabando então todas as filmagens que podíamos fazer naquele dia, dentro do Pub (ainda teremos que fazer uma filmagem adicional de Camila e Franciele passando enquanto rola um Show de Rock), fomos então par cena gravado do lado de fora do Pub, a cena de luta e morte de Adriana. A melhor cena do filme, junto com o final surpresa, é claro. Mas ex que o milagre acaba, Pablo ainda não havia chegado, Sandro chegou a até mesmo ir em sua casa e nada de encontrá-lo. Tivemos então que adiar essa cena, já que Binha estava de viagem marcada para aquela mesma noite, para o Rio, passar as festas com sua família,só votando no dia 2. Foi frustrante, mas ao mesmo tempo estava alegre, porque sabia que o que havíamos gravado, tinha ficado bom, nada daquela história de gravar no quintal do Pub, numa cena ridícula da vez passada, não houve aperto, já que os câmera, pode se movimentar, os figurantes desta ves estavam do nosso lado, gravamos do jeito que precisávamos.
Levei então a luz, para a Tv Um, entregando a Fernando e levei também Kézia e Leticya para as suas casa, essas estavam tão animadas que chegaram a dizer que queriam entrar para o grupo, o que achei uma boa idéia. Fui dormir satisfeito, embora sabia que o problema havia sido criado para o próximo ano: Quando poderemos gravar o resto da cena do Pub? Vamos ter que correr de novo atrás de figurantes.
Agora comentem o que acharam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário